Brasil


Publicado em  23/06/2009 10:44

Crise afetou 63% das micro e pequenas empresas brasileiras

O coordenador da pesquisa, Marco Aurélio Bedê, disse que o impacto foi mais intenso no Sudeste e no Centro-Oeste

Brasil , São Paulo - Agência Brasil

Indústria, agronegócio e exportação foram os setores em que as micro e pequenas empresas brasileiras sentiram os efeitos mais fortes da crise financeira internacional, iniciada em setembro de 2008. É o que revela a pesquisa Impacto da Crise Financeira Internacional nas MPEs Brasileiras, divulgada segunda-feira(22) pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP).

Segundo o estudo, 63% das micro e pequenas empresas nacionais foram afetadas pela crise. O coordenador da pesquisa, Marco Aurélio Bedê, disse que o impacto foi mais intenso no Sudeste e no Centro-Oeste, onde 64% das empresas se queixaram de efeitos negativos. A primeira região tem uma concentração maior de indústrias e de exportadores. Já no Centro-Oeste, predomina o agronegócio.

Dentre os principais problemas, a queda de demanda foi indicada por 60% dos entrevistados, seguida de juros mais caros (45%) e dificuldade na obtenção de crédito (40%). A pesquisa foi realizada entre março e maio deste ano, junto a 4.200 micro e pequenas empresas de todo o país. Somente 2% das MPEs apontaram aumento da inadimplência dos clientes e queda nos lucros como reflexos da crise mundial.

Bedê informou, entretanto, que há entre os empresários uma perspectiva relativamente otimista para os próximos seis meses: 46% das empresas esperam melhora do faturamento, 43% acreditam que o cenário permanecerá o mesmo e 9% acham que vão diminuir as vendas. No emprego, 66% dos empresários pretendem manter o quadro atual, contra apenas 8% que planejam demitir.

O consultor do Sebrae advertiu que o problema de financiamento não é específico da crise externa, mas sempre ocorreu no Brasil para esse segmento econômico.

“Crédito para pequena empresa sempre foi problema. Mas, na hora em que acontece a crise internacional, você tem uma piora do problema, porque você passou a ter menos recursos disponíveis para empréstimos, de forma geral, e os bancos passaram a exigir mais garantias reais, depósitos em contrapartida, relatórios todo tipo de documentação. São muito mais seletivos”, disse.

A indústria teve o impacto maior da crise, mas o comércio também sentiu os efeitos negativos. Segundo ele, o setor industrial é mais dependente de empréstimos para capital de giro e está mais vinculado à economia internacional na parte da exportação. Também trabalha com volumes grandes e produtos mais caros. Esses fatores levam a uma maior concentração dos problemas na indústria, explicou Bedê.

Entre os estados, os mais prejudicados foram Rio Grande do Sul, Goiás e Minas Gerais. Os dois primeiros devido ao agronegócio. Já os mineiros tiveram perdas com a exportação menor de minério de ferro. Embora seja feita por empresas de grande porte, como a mineradora Vale, a queda nas vendas externas afeta as pequenas companhias que são fornecedoras e se beneficiam do consumo dos empregados das empresas exportadoras. Goiás foi o estado com maior índice de empresas afetadas (72%).

As pequenas empresas que apresentaram o menor índice de prejuízo estão localizadas no Rio de Janeiro (55%), Santa Catarina (54%) e Distrito Federal (56%). “São estados que têm um setor de serviços preponderante, que é o setor menos afetado”, disse Bedê.

Faça o download da pesquisa do Sebrae/SP aqui.


Veja mais
Bookmark and Share Enviar Enviar       Imprimir Imprimir    Comentar Comentar  Corrigir Corrigir   Diminuir fonte Aumentar fonte    

COMENTÁRIOS
MELISSA GAY (Sábado, 27 de Junho de 2009, 12:00:05) x 339
CUIDADO LEITORES DA IPCDIGITAL.COM

TEM UMA PESSOA QUE UTILIZA VÁRIOS NICKS AO MESMO TEMPO. ELA CADASTRA VÁRIOS NICKS PARA RESPONDER AS MENSAGENS. NÃO SABEMOS O MOTIVO QUE ESSA PESSOA FAZ ISSO MAS SUSPEITAMOS QUE SEJA POR PROBLEMAS MENTAIS, CARÊNCIA, SOLIDÃO, ÓCIO. ESSA PESSOA NÃO ACEITA OPINIÃO DOS OUTROS E SE IRRITA QUEM A CONTRADIZ. ESSA PESSOA DOENTE VIVE QUERENDO SE MOSTRAR SUPERIOR AS OUTRAS PESSOAS. ESSA PESSOA DOENTE CONVERSA COM ELE MESMO COM DIFERENTES USUARIOS QUE ELE REGISTROU. OS NICKS QUE ELE USA SÃO : MELISSA, ALGAVERKEN, NANASHI, LETICIA, MIRIANN, RODRIGOJP, HANAH, PAVE, PAVIL, MISTERM. É UMA PESSOA TOTALMENTE ESQUIZOFRÊNICA E DOENTE. O AVISO ESTÁ DADO!!!





















































































































.
MELISSA GAY (Sábado, 27 de Junho de 2009, 11:54:25) x 339
CUIDADO LEITORES DA IPCDIGITAL.COM

TEM UMA PESSOA QUE UTILIZA VÁRIOS NICKS AO MESMO TEMPO. ELA CADASTRA VÁRIOS NICKS PARA RESPONDER AS MENSAGENS. NÃO SABEMOS O MOTIVO QUE ESSA PESSOA FAZ ISSO MAS SUSPEITAMOS QUE SEJA POR PROBLEMAS MENTAIS, CARÊNCIA, SOLIDÃO, ÓCIO. ESSA PESSOA NÃO ACEITA OPINIÃO DOS OUTROS E SE IRRITA QUEM A CONTRADIZ. ESSA PESSOA DOENTE VIVE QUERENDO SE MOSTRAR SUPERIOR AS OUTRAS PESSOAS. ESSA PESSOA DOENTE CONVERSA COM ELE MESMO COM DIFERENTES USUARIOS QUE ELE REGISTROU. OS NICKS QUE ELE USA SÃO : MELISSA, ALGAVERKEN, NANASHI, LETICIA, MIRIANN, RODRIGOJP, HANAH, PAVE, PAVIL, MISTERM. É UMA PESSOA TOTALMENTE ESQUIZOFRÊNICA E DOENTE. O AVISO ESTÁ DADO!!!





















































































































.
MELISSA GAY (Sábado, 27 de Junho de 2009, 11:29:51) x 339
DAQUI A POUCO CHEGA O DOENTE MENTAL DOS MULTIPLOS NICKS IMBECIL QUE SE ACHA MELHOR QUE TODO MUNDO SE ACHA O INTELECTUAL SE ACHA O PROFESSOR HAUHAUHAUHAAUHHUAUAUH SEMPRE TEM EMPREGO MELHOR QUE TODO MUNDO SEMPRE FALA NIHONGO MELHOR QUE TODO MUNDO SEMPRE SABE DE TUDO E AINDA É NEUROTICO SÓ SABE FALAR DO MISHIMA HAUUAHAUUHAUHUHAUHAUHA É UMA BICHA ENRUSTIDA E ESQUIZOFRÊNICA QUE SE ACHA DEMAIS E PRECISA DE ATENÇÃO DE TODOS NESSE FORUM PRA FICAR FELIZ E DIMINUIR SUA FRUSTRAÇÃO. ESSE DOENTE USA OS NICKS "MELISSA, LETICIA, HANAH, ALGAVERKEN, NANASHI, MISTERM, MIRIANN, PAVE, PAVIL, RODRIGOJP " PIOR QUE ESSE DOENTE USA TODOS ESSES NICKS PRA FICAR CONVERSANDO E FAZENDO CHAT NESSE ESPAÇO QUE ERA PRA SER DE COMENTARIOS. FDP VAI POSTAR ESSAS MERDAS EM OUTRO LUGAR SEU ESQUIZOFRENICO!!


















,
MELISSA GAY (Sábado, 27 de Junho de 2009, 11:29:39) x 339
DAQUI A POUCO CHEGA O DOENTE MENTAL DOS MULTIPLOS NICKS IMBECIL QUE SE ACHA MELHOR QUE TODO MUNDO SE ACHA O INTELECTUAL SE ACHA O PROFESSOR HAUHAUHAUHAAUHHUAUAUH SEMPRE TEM EMPREGO MELHOR QUE TODO MUNDO SEMPRE FALA NIHONGO MELHOR QUE TODO MUNDO SEMPRE SABE DE TUDO E AINDA É NEUROTICO SÓ SABE FALAR DO MISHIMA HAUUAHAUUHAUHUHAUHAUHA É UMA BICHA ENRUSTIDA E ESQUIZOFRÊNICA QUE SE ACHA DEMAIS E PRECISA DE ATENÇÃO DE TODOS NESSE FORUM PRA FICAR FELIZ E DIMINUIR SUA FRUSTRAÇÃO. ESSE DOENTE USA OS NICKS "MELISSA, LETICIA, HANAH, ALGAVERKEN, NANASHI, MISTERM, MIRIANN, PAVE, PAVIL, RODRIGOJP " PIOR QUE ESSE DOENTE USA TODOS ESSES NICKS PRA FICAR CONVERSANDO E FAZENDO CHAT NESSE ESPAÇO QUE ERA PRA SER DE COMENTARIOS. FDP VAI POSTAR ESSAS MERDAS EM OUTRO LUGAR SEU ESQUIZOFRENICO!!


















,
C$S (Quinta-Feira, 25 de Junho de 2009, 18:56:24) x 192
vira e mexe to vendo vcs falarem dessa Nova Ordem mundial de chipar o ser humano.

isso é pra quem vê mto filme americano , isso nao vai ser viavel pelo menos em mtas décadas.
^-^pavê (Quinta-Feira, 25 de Junho de 2009, 12:26:29) x 41
__(.)< __(.)> __(.)<
\___) \___) \___) å þå†åÐå

noticias de ultima hora.
o mi-shima san esta sumido! ele foi visto pela ultima vez no Brasil fureai divulgando os planos da Nova Ordem mundial de chipar o ser humano.
há suspeitas de que ele tenha sido levado para averiguações .tb tem outra versão de que ele esteja em fuga devido a suspeita do envolvimento na trama internacional do sumiço das abelhinhas.

vamos ter esperança , vamos ser otimistas talvez ele esteja simplesmente voltando para o Brasil de barquinho a remo para desfrutar do conforto da sua propriedade.
aos fãs do Sr mi-shima : não percam as esperanças e que ele retorne sam e salvo e continue divertindo o espaço da IPC

shuashuashua

....>(.)__ >(.)__ >(.)__ >(.)__
.... (___/ ...(___/.. (___/.(___/
Hanah (Quinta-Feira, 25 de Junho de 2009, 5:01:08) x 610
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Leticia adoro jambu..aqui se ffaz caa coisa com isso,mas essa facetanw sabia nw
vou falar pro meu marido rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr
boa dica kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
leticia (Quinta-Feira, 25 de Junho de 2009, 2:38:34) x 714
Para Q+={xEQ/x>=0}, então
Incompetente={[(Burro+analfabeto)^2] x (Acomodado+Desempregado+desqualificado)!} - (1/3deficientes+lim doente qdo x →abandono)

スンません。マヨネーズで旅行しました。
C$S (Quinta-Feira, 25 de Junho de 2009, 0:17:34) x 192
pobre =/= incompetente

pobre = nao esperto + sorte

e , nao esperto =/= malandro
C$S (Quinta-Feira, 25 de Junho de 2009, 0:13:33) x 192
a gente vai reclamar até ficar velhinho nao , vai ser até morrer huauhahua

seja aqui ou em qq lugar esse tipo de reclamaçao mto raramente muda alguma coisa ..
mas entao pq reclamar/criticar ?? uma coisa é concordar a outra ,,,, reclamar =x
leticia (Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009, 23:47:50) x 714
Cadê o mishima!? Cadê a diversão!?
Sem os comentários racistas e hipócritas do Mishima, isso não tem graça!
leticia (Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009, 23:37:05) x 714
Japa correto, quando precisa de dinheiro, não recorre a um amigo. Pega de um agiota nem que tenha que pagar altos juros. Atitude digníssima, e muitos decasséguis idiotas e sem posturas nem dignidade deveriam aprender. Na época que estava no Japão, me impressionava com que facilidade os deca bosta vinham pedindo 300 mil ienes emprestados. Esses mendigos pidões nunca perdem o costume mesmo. Deveriam ter vergonha na cara e se conscientizar o quanto é vergonhoso pedir algo ao próximo.
Mas fazer o que né? no brasil andava de casa em casa pedindo sobras do almoço...
É costume...O imbecil do Jesus falou que tem que ajudar os pobres.
Se ajuda os pobres dando tiro no meio da cara.
Ahahahahaahahahahahaahahahahhh Pobre=incompetente!!!!
misterm (Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009, 23:27:18) x 1843
Pobre CS vai ficar reclamando ate ficar veinho no Japão. heheh...
C$S (Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009, 23:05:52) x 192
serio ??

bem , o que seria do mundo se nao fosse os loucos ...

..iria ser normal demais... =D
algarveken (Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009, 19:16:06) x 1770

" a maioria dos japas nao é solidario , sao mesquinhos , sem humildade , egoistas ( nem vou falar racistas pq isso todo mundo já sabe =x )

voce dá qq coisa pensando em ajudar qq japa , e eles mesmo contra sua vontade dpois te dá alguma coisa de volta.

esse sentimento de nao ficar devendo nada a ninguem é mto egoista
e como dizen por aqui , é mta falta de humildade !! "

Isto está se parecendo ao discurso do mishima!


わっはっはっはっはっはっはっはっはっはっはっはっは!
C$S (Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009, 18:51:06) x 192
tese do C$S :::

a maioria dos japas nao é solidario , sao mesquinhos , sem humildade , egoistas ( nem vou falar racistas pq isso todo mundo já sabe =x )

voce dá qq coisa pensando em ajudar qq japa , e eles mesmo contra sua vontade dpois te dá alguma coisa de volta.

esse sentimento de nao ficar devendo nada a ninguem é mto egoista
e como dizen por aqui , é mta falta de humildade !!

hehe =*
nanashi (Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009, 10:57:06) x 1620
Leticia

Me ponha nesse grupo de hikikomoris tambem!!!

rsss
algarveken (Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009, 7:47:14) x 1770

Tema desta noticis:

"Crise afetou 63% das micro e pequenas empresas brasileiras"

Tema do comentarista em contradição


"SEJAMOS EDUCADOS E QUE ESSE ESPAÇO SEJA BEM VALORIZADO"

"....NEM TODO JAPONES E BOM ,NA SUA FRENTE ELE FINGE QUE TA TD BEM AMANHA ELE RECLAMA PRO SINDICO DIZENDO QUE ESTAO INCOMODANDO
ENTAO TEMOS QUE TOMAR CUIDADO COM CERTAS COISAS .......
AI EU ENTENDI
JAPONES FALANDO MAL DE JAPONES ESSA E A VERDADE"

Não sou contra que se escreva o queira mas ser contraditório já é demais!
EDISON_OTIMISTA (Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009, 7:29:05) x 51
AITON SENNA E CONTIANO
O JAPAO NAO E UM LUGAR RUIM DE SE VIVER O PROBLEMA SAO AS PESSOAS
ESTAVAMOS FAZENDO UM TRABALHO AQUI EM TEMPAKU NO CENTRO SE NAGOIA
NUM CONDOMINIO FECHADO SO PRA TER UMA IDEIA ALUGUEL DE 150.000 YENES
OQUE ACONTECEU NAO TINHA AGUA PRECISAVAMOS DE AGUA URGENTE
ENTAO FUI NO VIZINHO PEDIR AGUA EMPRESTADO E VOLTEI
MEU CHEFE ESTRANHOU DISSE
.....MAS VC NAO FALOU QUE NAO TINHA MAIS AGUA VC ARRUMOU ONDE ?
.....FUI NO VIZINHO AQUI PEDIR EMPRESTADO !
......NAO FAZ MAIS ISSO NAO ?
PORQUE ? PERGUNTEI
....NEM TODO JAPONES E BOM ,NA SUA FRENTE ELE FINGE QUE TA TD BEM AMANHA ELE RECLAMA PRO SINDICO DIZENDO QUE ESTAO INCOMODANDO
ENTAO TEMOS QUE TOMAR CUIDADO COM CERTAS COISAS .......
AI EU ENTENDI
JAPONES FALANDO MAL DE JAPONES ESSA E A VERDADE
Antonio (Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009, 7:14:33) x 49
VAMOS SER HUMILDES E AGRADECER A ESSE PAÍS LINDO E MARAVILHOSO.
E VAMO RALA A PERSEGUIDA COM FOLHA DE JAMBU QUE A CRISE VAI EMBORA. KKKKKKKKKKKKK
leticia (Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009, 2:53:26) x 714
O mais incrível é a folha de jambu. Já havia comido antes, como Tacacá, mas jamais imaginado na perereca. Dá uma sensação de formigamento, de anestesia, porém não tira totalmente a sensibilidade. Parece que atiça o clitóris, que pede uma carícia mais forte. Juro que ouvi o meu clitóris gritar: Me esmaga. Esmaga de tesão!
Parece que é um tal de spilanthol o nome da substância que faz essa mágica maravilhosa (nome científico do Jambu: Spilanthes oleracea). Eu, com faro de negócio, pensei logo em patente, mas parece que enquanto estava estirada de tesão, os japas e os euros já o biopiratearam. Tempo é dinheiro!
leticia (Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009, 2:34:11) x 714
Este método deve funcionar para heteros também, pois segundo uma pesquisadora do INPA (que também papei), o orgasmo vem com tudo, de uma vez.
Explicando: A folha de jambu aplica um leve efeito anestésico. E enquanto isso, você tem fricções frenéticas nas partes íntimas com o sumo de mangarataia, uma espécie de gengibre, que aquece a área, ativando a circulação sanguínea. No momento em que o efeito do jambu se passa, a sua genitália torna-se hiper sensível e tem um multiorgasmo descontrolado.
Nossa, de mais...sem fôlego até hoje...
leticia (Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009, 2:25:13) x 714
Estive no norte a semana passada e conheci uma gerente muito liberal. Nós tivemos dias e noites de prazer. Uhhhh que gostoso. Ela me ensinou um método de prazeres que deveriam experimentar. Batizo de acessórios amazônicos .
Você se lambuza toda, principalmente as partes íntimas com goma de macaxeira, passa folhas cozidas de jambu. Esta folha dá uma sensação estranha, meio que dormente, meio que formigamento, que no clitóris dá um tesão!
Depois, cola as piriquitas e esfrega esfrega lambuzadas com a goma e o suco de mangarataia, que aquece a pererequinha.... e Ohhhhhhhh. Que diliiiiiiiiiça!
uma experiência fantástica. Só faltou o chá do Santo Daime.
C$S (Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009, 1:00:27) x 192
se japones que é japones nao ajuda o país com a crise ( por ora nao tao gastando , nao trocam de carro , etc , etc ) quem será eu pra ajudar a desencalhar essa joça !!

crise é o assunto do momento , justamente pq interessa pra maioria .
estar bem informado , trocar ideias , acompanhar as news recentes , pra mim é um meio de tentar tangenciar o buraco negro ...
misterm (Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009, 0:26:10) x 1843
...melhorar mais ainda.
misterm (Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009, 0:25:39) x 1843
Melissa

Eu acho que os Brasileiros em si deveriam seguir o exemplo dos Koreanos aqui no Japão, eles sabem que são estrangeiros nesse país, mas nem por isso desanimam, pelo contrario eles lutam, trabalham e fazem o melhor para eles e para a sociedade Japonesa. Ha muitos Koreanos que se deram bem na vida, chegaram ate a ter carreiras de gente famosa seja na tv, seja na area esportiva e em outras areas, e isso não foi por acaso, mas tudo isso foi fruto de trabalho, humildade, gratitude e amor as pessoas. Tenho certeza que no dia que o Brazileiro no Japão fizer isso que os Koreanos fazem, serão reconhecidos como parte da sociedade um dia. Hoje os Koreanos são mais reconhecidos do que antes, e tenho certeza que se a KN e seu Kim colaborar pra essa paz continuar, a relação Japão Korea vai...
misterm (Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009, 0:15:38) x 1843
Chega de falar em crise gente, temos que ser otimista. Se vcs agirem com humildade e sempre demonstrando gratidão ao país onde vc vive hoje, com certeza vcs vão ser felizes e vão vencer os desafios que vcs enfrentam na sociedade seja discriminação, racismo ou qualquer coisa do genero. Não adianta reclamar do Japão, se vcs acham que o Japão é ruim, então faça algo de bom pra melhorar a situação e não fique ai so reclamando.

Então vamos ser humildes gente, e sejamos gratos por nos estarmo nesse país lindo e maravilhoso que é o Japão.
algarveken (Terça-Feira, 23 de Junho de 2009, 22:30:55) x 1770
Leticia!

Eu não fui expulso daqui!

わっはっはっはっはっはっはっはっはっはっはっはっは!
leticia (Terça-Feira, 23 de Junho de 2009, 21:46:30) x 714
À partir de agora, a economia mundial vai evidenciar sinais de recuperação. Mas fiquem espertos, pois no final do ano, vai reapresentar uma significativa queda. Diria que a amplitude dessa recaída influi diretamente na recuperação definitiva da economia. Espero que desta vez, a crise não pegue ninguém no contra-pé. Quanto menor o reaquecimento, menor o tombo.
Pessoal do Japão, segure firme o dinheiro que vcs tem aí, o final de ano vai ser decisivo.

São as previsões da macumbeira Letty.
MELISSA (Terça-Feira, 23 de Junho de 2009, 21:46:08) x 1866
EDISON_OTIMISTA
Estamos de volta!!!Que bom reencontra-lo tambem.
Pois eh..os esportes no Brasil sao muito mais emocionantes,
'' Eh de rasgar a camisa!!!''ou "estourar a boca do balao"!!
leticia (Terça-Feira, 23 de Junho de 2009, 21:28:57) x 714
Por isso é que papai e mamãe sempre diziam: estude, para não se foder depois.

Como falei, Ipc está somente adequando os servidores. Vai levar um tempinho, mas...
Podem zoar à vontade, jamais vão tirar os espaços para comentários, pois são indicadores de Ibope para eles.

Pessoalzinho ingênuo mesmo...

mas cadê o Mishima! Sem o Mishima, não tem graça!
ó Mishima, você não se matou por falta do que fazer não né?

Tá vendo, IPC, entenda que para Hikikomori como o Mishima e o Ken, postar comentários idiotas é tudo na vida. Devolva logo a vida deles.
EDISON_OTIMISTA (Terça-Feira, 23 de Junho de 2009, 21:06:01) x 51
CARACAS O CIRCO VAI VOLTAR HAHAHAH
BOM ESPERO QUE SEJAMOS EDUCADOS E QUE ESSE ESPAÇO SEJA BEM VALORIZADO E VAMOS FAZER DISSO ALGO BOM JA ESTAVA COM SAUDADES
E AI MELISSINHA TUDO BOM?
AIRTON SENNA E CORINTIANO
MEU CORINTHIAS PASSO O TRATOR EM CIMA DO SAO PAULO
E QUEM SABE VAMOS PRA FINAL DO BRASILEIRAO SE DEUS QUISER
HAHAHAHAAHAHAH
C$S (Terça-Feira, 23 de Junho de 2009, 19:57:05) x 192
nao importa o quao seja a crise , o operario é o que mais vai sentir qq tremor financeiro.
panflenet@hotmail.com (Terça-Feira, 23 de Junho de 2009, 19:36:34) x 958
As micros e pequenas empresas sofrem com a crise internacional.,
mas tambem possuem uma dinamica para sair desta mesma crise
uma vez que seus custos fixos sao administraveis....

Atual crise dos G7., estao falando que ja iniciaram recuperacao,
mais teremos que ter 3 anos para que a economia deslanche a
nivel de 2007.....

No Japao, as industrias de base ja comecaram receber pedido
novo., isto implica que com a paridade abaixo de 100 yenes as
empresas que precisam do maquinario nao podem mais esperar
MELISSA (Terça-Feira, 23 de Junho de 2009, 19:22:32) x 1866
Eh dificil tomar a decisao de retornar ao Brasil nessas condicoes.
Crise, inflacao, juros altos....mas seja la o que for, eh a nossa casa.
Pois aqui no Japao, seremos sempre estrangeiros.

COMENTE ESTA NOTICIA
caracteres podem ser digitados
TERMOS DE USO: O ipcdigital.com tem o prazer de oferecer a seus usuários a oportunidade de fazer comentários. Procure ser polido e educado nos seus comentários para que possamos mantê-lo no site. Comentários que contenham ameaça, ofensa, palavrão, apologia ao crime ou racismo serão deletados.Assim como piadas sobre tragédias pessoais. No entanto, devido à característica interativa da internet é impraticável para nossa equipe monitorar todos os comentários. Como o ipcdigital.com não controla os comentários enviados por seus usuários, eventualmente você poderá encontrar comentários ofensivos ou inapropriados. Caso isso ocorra, clique aquie denuncie.