O Japão e a colônia no Brasil


Publicado em  19/05/2010 16:41

Nikkeis procuram pai "desaparecido" no Japão

A Lei de Proteção das Informações Pessoais não permite que o nome do pai seja divulgado, mas não impede que e o nome e o contato de quem procura seja tornado público

Japão , Tokyo

Os brasileiros Gabriel Gonçalves Okamoto e Mario Guilherme Gonçalves Okamoto estão a procura do pai que, segundo eles, reside no Japão. Os dois vivem em Paraíba do Sul, no Estado do Rio de Janeiro, e desconhecem o paradeiro do pai desde outubro de 2009.

A Lei de Proteção das Informações Pessoais no Japão não permite que o nome do pai seja divulgado, mas não impede que e o nome e o contato de quem procura seja tornado público.

Gabriel e Mario enviaram várias mensagens ao ipcdigital.com pedindo ajuda. Eles temem que tenha acontecido algo com o pai que trabalhava numa fábrica em Toyota (Aichi) e depois teria se mudado para Mie.

Caso de pessoas desaparecidas ou que não querem fazer contato com a família são comuns no Japão e têm motivos diversos. Nem sempre os chamados "desaparecidos" estão nesta condição. Muitos resolvem não responder mais os chamados dos familiares por razões particulares. Há casos em que a justiça é acionada no Brasil e os consulados chamados a encontrar os "desaparecidos".

Em abril deste ano, as comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) e de Direitos Humanos (CDH) do Senado fizeram audiência para discutir as reinvindicações de famílias que foram abandonadas no Brasil por brasileiros que vieram trabalhar no Japão. A Associação de Famílias Abandonadas por Dekasseguis é a porta-voz dessas famílias.

O telefone de Gabriel e Mario é 024-2263-6025 e o e-mail mariooka@uol.com.br .


Veja mais
Bookmark and Share Enviar Enviar       Imprimir Imprimir    Comentar Comentar  Corrigir Corrigir   Diminuir fonte Aumentar fonte    

COMENTÁRIOS
C$ (Segunda-Feira, 31 de Maio de 2010, 18:34:00) x 879
poxa larisgil que triste.. se vc teve noticia que ele ainda ta trabalhando entao deve estar bem de saúde , logo , parece que nao quer falar com voces ...

fora isso nao se preocupe demais , pq noticia ruim nao fica mto tempo sem chegar..
larisgil (Segunda-Feira, 31 de Maio de 2010, 12:10:17) x 49
ainda estou sem noticias de meu pai. Se alguem puder me ajudar ligue para mim, o telefone esta no noticiario, por favor
Mario Guilherme.
larisgil (Domingo, 30 de Maio de 2010, 11:51:57) x 49
Meu pai faz aniversário hoje, eu nao sei ainda o que aconteceu com ele, so uma pessoa me escreveu falando que esta mesmo em mie- ken, Ise- shi, por favor me ajudem, o nome dele é Mario Yoshio Okamoto, essa pessoa me falou que ele trabalha em uma fabrica de pneus Yokohama Gomo, ainda nao tive confirmação, essa pessoa nao me deu mais noticias. Se alguem ou algum orgão publico puder me ajudar eu ficarei muito feliz.
Mario Guilherme
larisgil (Sábado, 29 de Maio de 2010, 13:20:19) x 49
POR FAVOR SE VOCÊS TEM FILHOS IMAGINEM COMO ESTOU ME SENTINDO, E COMO SEUS FILHOS SE SENTIRIAM SE ESTIVESSEM A QUASE 1 ANO SEM TER NOTICIAS DO PAI. ME AJUDEM DE ALGUMA MANEIRA, POR FAVOR.
larisgil (Sábado, 29 de Maio de 2010, 13:14:27) x 49
POR FAVOR ME AJUDEM A ENCONTRAR O MEU PAI MARIO YOSHIO OKAMOTO, NAO SEI MAOS ONDE CORRECOR, ESTOU DESESPERADO.
MARIO GUILHERME
observer (Quarta-Feira, 26 de Maio de 2010, 15:09:20) x 107
Acho que deve ter algum nikkey mandando brasa na mãe do Americano aqui no Brasil.
Só pode ser. Ele diz tantas coisas, mas parece que conhece bem a rotina e os palavreados dos brasileiros de fábrica. Para quem diz que estuda em faculdade no Japão, acho que este individuo perde muito tempo por aqui. Ou talvez a raiva dele seja tamanha contra os nikkeys, por causa da sua mãe, que ele em um súbito ataque neurótico edipiniano, acessa o site do IPC e começa diariamente fomentar e destilar seu ódio a quem acha culpado pela curra que sua preciosa mãe está levando todas as noites de um nikkey,
E em seu devaneio psicótico ele acredita que ao agredir outros nikkeys, estará agredindo aquele que possui sua mãe em todas as posições possíveis todos os dias, isso acarreta uma crise de identidade tamanha
larisgil (Quarta-Feira, 26 de Maio de 2010, 11:02:38) x 49

Por favor me ajudem. Eu tentei conversar na delegacia de ise,mas nao falo ojapones, se alguem puder conversar Seikatsu Anzen-ka divisão que cuida da segurança, talvez consigam alguma informação sobre meu pai, Mario Yoshio Okamoto. Obrigado,Mario Guilherme Okamoto.


Delegacia de Polícia de Ise. Telefone: 0596-20-0110
brasil2010 (Segunda-Feira, 24 de Maio de 2010, 21:48:24) x 58
AmericanFake - suas ideias nao correspondem aos fatos... jejejejejejejejejejejeje
pára de jogar Second Life... seu avatar... jjejejejejeje
trate de arrumar um Cobertor de Orelha, mesmo que seja do mesmo sexo... kkkkkkkk
C$ (Segunda-Feira, 24 de Maio de 2010, 18:27:51) x 879
é isso ae american , aproveita sua aparencia européia e aproveita a vida aqui , as japinhas paga-pau de europeu , etc ... se eu tivesse no seu lugar faria a msm coisa =D
AMERICAN(○'ー'○)ノMILKSHAKE (Segunda-Feira, 24 de Maio de 2010, 2:28:03) x 358
pronto!
o ITALIANO chega e o PORTUGUÊS fica louquinho.
que recalque hein?
putz,tenho que dormir!!
daigaku amanha cedinho!

Afinal de contas,tenho conteúdo,diferente daqueles que se escoram nos outros: "sou filho de fulano","sobrinho de sicrano","sou amigo de estudante da Unicamp!" KKKKKKKK
larisgil (Segunda-Feira, 24 de Maio de 2010, 1:16:45) x 49
larisgil (Sábado, 22 de Maio de 2010, 11:13:29) x 37
PKF (Quarta-Feira, 19 de Maio de 2010, 18:43:18) x 38
Ola.... Vou escrever pela enesima vez....
este telefone 024-2263-6025 infelismente nao consegue se falar
com o Mario e/ou Gabriel... sera que o numero
JÁ LI ESSE COMENTARIO NO SITE DO IPC. NÃO ESTOU ENTENDENDO, ESTOU PROCURANDO MEU PAI SO PRA SABER DELE..NAO ESTOU QUERENDO NADA FINANCEIRAMENTE DELE, NEM EU NEM MEU IRMÃO, MUITO MENOS MINHA MÃE ESTA SABENDO DISSO. EU QUE ESTOU COM SAUDADES. VC FALOU QUE JÁ ENTROU EM CONTATO COMIGO E ME ORIENTOU E RESOLVE 100% DOS CASOS, SO QUE NÃO RECEBI NENHUMA ORIENTAÇÃO SUA. POR FAVOR SE PUDER ME AJUDAR EU AGRADEÇO, JÁ QUE É SECRETÁRIO DE ASSUNTOS SOCIAIS DA NNBJ.ORG.

O NUMERO DO MEU TELEFONE É ESSE MESMO E MEU EMAIL É mariooka@uol.com.
algarveken (Domingo, 23 de Maio de 2010, 22:59:06) x 1770
ola comedor de polenta!!!!

Hoje não é dia de sair com negões, russos, italianos e americanos、

montados um em cima do outro na Van??

わっはっはっはっはっはっはっはっはっはっはっはっはっは!

Estou agora no Starbucks com o meu note com meus amigos da

Unicamp.

Ah um detalhe!

São todos nikkeis de primeira. Nada com o que voce possa

argumentar contra.
C$ (Domingo, 23 de Maio de 2010, 20:00:35) x 879
o JP tava ciente do risco de deixar ``a Deus dará`` os estrangeiros nas maos das empreiteiras..

todas essas noticias ruins em relaçao a estrangeiros era muito previsivel .. isso é só fruto do cultivo que foi feito..
AMERICAN(○'ー'○)ノMILKSHAKE (Domingo, 23 de Maio de 2010, 18:28:40) x 358
Não sou CONTRA os nikkeys em si,confesso que se vi 3 nikkeis ilustrando páginas policiais no Brasil é muito.
Assim como boa parte dos brasileiros,tenho a imagem do nikkey no Brasil de "nerd","tímido","ladrão de vagas na facul" e por aí vai,nada nocivo até então.
O problema é quando as ovelhas negras tomam o caminho oposto,e acreditam que se ferrar em uma fábrica,juntar $$ o quanto puder o mais rápido possível ainda é o melhor negócio.
E gente com modo de pensar tão diferente de uma sociedade que preza a educação mais do que tudo só poderia resultar em problema.
É aí que surgem as pragas,que vem destruir o lugar onde tanto venero e respeito.
É como alguém chegar com as botas todas sujas de lama na sua casa,ou em um lugar sagrado para você.
AMERICAN(○'ー'○)ノMILKSHAKE (Domingo, 23 de Maio de 2010, 18:27:24) x 358
calma Melissa,o rapaz é português...

Defender cegamente uma raça..isto sim poderia ser dito eugenia!
Dizem que tenho "idéias racistas" em querer dissolver a comunidade nikkey no Japão,mas que tipo de "racista" apoia veemente a diversidade racial e deseja apenas a extinção de um agente nocivo em uma certa sociedade?
MELISSA (Domingo, 23 de Maio de 2010, 15:01:31) x 1866
algarveken
Que confusao vc cria hein? Eh higai mousou? A IPC fala de nikkeys que abandonaram familias. Eh um fato
Leia direito os comentarios antes de misturar os assuntos e mudar o teor deles.
algarveken (Sábado, 22 de Maio de 2010, 11:52:45) x 1770
Voce concorda com este tipo de tese.

Existem pessoas que tem um único objetivo aqui, que é a de denegrir

ao máximo a comunidade nikkei. Seria isso algo orquestrado ou é algo

sem interesse? De qualquer maneira, a utilização mais correta é o termo

mais geral que é ser brasileiros ou os nikkeis não são brasileiros?

Não vou julgar as pessoas pela sua posição política ou credos mas o que

eu percebo que falar mal de nikkei abertamente no Brasil, parece não

constituir crime como seria com os negros. Daí porque as pessoas no

Brasil se sentirem à vontade para fazer piadinhas e até mesmo

menosprezá-los como um nada principalmente aqueles que vieram em

busca de uma vida digna que o Brasil nunca pôde dar.
algarveken (Sábado, 22 de Maio de 2010, 11:36:59) x 1770
Agora a generalização feita por voce expõe o perigo de que

pessoas da etnia nikkei no Brasil passem a ser rotulados negativamente

e, eu sei o quanto custou , no passado, para os primeiros imigrantes

construir uma sociedade com valores sólidos a ponto de ter uma das

melhores imagens no Brasil. Minha esposa trabalha com este problema

há muito tempo e, infelizmente é uma das poucas nikkeis que luta para

que a comunidade nikkei não fique a mercê de gente interessada em

denegrí-la. Infelizemente os ou as próprias nikkeis tratam de acabar

com a imagem que os seus ancestrais construiram com tanto sacrifício.

Não sei se voce está a par mas no Japão existe vários estudos de cunho

Eugenista que trata desse assunto. Ex: Conforme se vá avançando as

gerações mais aumenta a criminalidade
algarveken (Sábado, 22 de Maio de 2010, 11:30:01) x 1770
Existem nikkeis que abandonaram seus familiares?

Sim, existem aos montes! Agora existem aqueles que também

se casaram e tiveram filhos por puro interesse. Interesse de que

estes mantivessem seus familiares no Brasil!!!

Não quero fazer apologia á moral mas, todos estes casamentos

naceram de puro interesse já que são brasileiros sem um mínimo (em

geral) de formação educacional que não teria chance alguma no Brasil

e viu na oportunidade de casar com nikkei, a sua tabua de salvação.

Não sou nikkei mas sou estou muito por dentro do que foi o movimento

migratório nikkei. Se voce ver os jornais de cidades onde há

concentração de nikkeis, vai se dar conta que nos anos 90 estavam

repletos de anuncios de casamento com nikkeis. Um casamento

a base disso não ia funcionar nunca!!!!
algarveken (Sábado, 22 de Maio de 2010, 11:24:17) x 1770
Melissa, voce está enganada.

Muitos não descendentes que aqui vieram, principalmente homens, casaram

por puro interesse de vir pra cá. Eis uma das razões do porquê haver

tanta separação no Japão. São estes, pois, as pessoas que mais preferem

ficar no Japão: os não descendentes. O que temos visto por aqui?

Estas mulheres que regressam ao Brasil com os seus filhos com a

promessa de que estes vão mantê-los financeiramente no Brasil e muitos

acabam não mandando nada. Quase todos estes homens tem visto

permanentes, não falam japones, e estão juntados com alguma outra

mulher. Quem já trabalhou com esta questão como a minha mulher,

sabe que existe uma estatística de quem está permanecendo no Japão

depois da crise. Quase todos que tem visto permanente e não descen-

dente.
algarveken (Sábado, 22 de Maio de 2010, 11:24:01) x 1770
Melissa, voce está enganada.

Muitos não descendentes que aqui vieram, principalmente homens, casaram

por puro interesse de vir pra cá. Eis uma das razões do porquê haver

tanta separação no Japão. São estes, pois, as pessoas que mais preferem

ficar no Japão: os não descendentes. O que temos visto por aqui?

Estas mulheres que regressam ao Brasil com os seus filhos com a

promessa de que estes vão mantê-los financeiramente no Brasil e muitos

acabam não mandando nada. Quase todos estes homens tem visto

permanentes, não falam japones, e estão juntados com alguma outra

mulher. Quem já trabalhou com esta questão como a minha mulher,

sabe que existe uma estatística de quem está permanecendo no Japão

depois da crise. Quase todos que tem visto permanente e não descen-

dente.
algarveken (Sábado, 22 de Maio de 2010, 11:24:00) x 1770
Melissa, voce está enganada.

Muitos não descendentes que aqui vieram, principalmente homens, casaram

por puro interesse de vir pra cá. Eis uma das razões do porquê haver

tanta separação no Japão. São estes, pois, as pessoas que mais preferem

ficar no Japão: os não descendentes. O que temos visto por aqui?

Estas mulheres que regressam ao Brasil com os seus filhos com a

promessa de que estes vão mantê-los financeiramente no Brasil e muitos

acabam não mandando nada. Quase todos estes homens tem visto

permanentes, não falam japones, e estão juntados com alguma outra

mulher. Quem já trabalhou com esta questão como a minha mulher,

sabe que existe uma estatística de quem está permanecendo no Japão

depois da crise. Quase todos que tem visto permanente e não descen-

dente.
algarveken (Sábado, 22 de Maio de 2010, 11:24:00) x 1770
Melissa, voce está enganada.

Muitos não descendentes que aqui vieram, principalmente homens, casaram

por puro interesse de vir pra cá. Eis uma das razões do porquê haver

tanta separação no Japão. São estes, pois, as pessoas que mais preferem

ficar no Japão: os não descendentes. O que temos visto por aqui?

Estas mulheres que regressam ao Brasil com os seus filhos com a

promessa de que estes vão mantê-los financeiramente no Brasil e muitos

acabam não mandando nada. Quase todos estes homens tem visto

permanentes, não falam japones, e estão juntados com alguma outra

mulher. Quem já trabalhou com esta questão como a minha mulher,

sabe que existe uma estatística de quem está permanecendo no Japão

depois da crise. Quase todos que tem visto permanente e não descen-

dente.
algarveken (Sábado, 22 de Maio de 2010, 11:23:54) x 1770
Melissa, voce está enganada.

Muitos não descendentes que aqui vieram, principalmente homens, casaram

por puro interesse de vir pra cá. Eis uma das razões do porquê haver

tanta separação no Japão. São estes, pois, as pessoas que mais preferem

ficar no Japão: os não descendentes. O que temos visto por aqui?

Estas mulheres que regressam ao Brasil com os seus filhos com a

promessa de que estes vão mantê-los financeiramente no Brasil e muitos

acabam não mandando nada. Quase todos estes homens tem visto

permanentes, não falam japones, e estão juntados com alguma outra

mulher. Quem já trabalhou com esta questão como a minha mulher,

sabe que existe uma estatística de quem está permanecendo no Japão

depois da crise. Quase todos que tem visto permanente.
larisgil (Sábado, 22 de Maio de 2010, 11:13:29) x 49
PKF (Quarta-Feira, 19 de Maio de 2010, 18:43:18) x 38
Ola.... Vou escrever pela enesima vez....
este telefone 024-2263-6025 infelismente nao consegue se falar
com o Mario e/ou Gabriel... sera que o numero

JÁ LI ESSE COMENTARIO NO SITE DO IPC. NÃO ESTOU ENTENDENDO, ESTOU PROCURANDO MEU PAI SO PRA SABER DELE..NAO ESTOU QUERENDO NADA FINANCEIRAMENTE DELE, NEM EU NEM MEU IRMÃO, MUITO MENOS MINHA MÃE ESTA SABENDO DISSO. EU QUE ESTOU COM SAUDADES. VC FALOU QUE JÁ ENTROU EM CONTATO COMIGO E ME ORIENTOU E RESOLVE 100% DOS CASOS, SO QUE NÃO RECEBI NENHUMA ORIENTAÇÃO SUA. POR FAVOR SE PUDER ME AJUDAR EU AGRADEÇO, JÁ QUE É SECRETÁRIO DE ASSUNTOS SOCIAIS DA NNBJ.ORG.

O NUMERO DO MEU TELEFONE É ESSE MESMO E MEU EMAIL É mariooka@uol.com.br.
MELISSA (Sábado, 22 de Maio de 2010, 8:54:32) x 1866
A IPC fala exatamente de nikkeys que vieram ao Japao e abandonaram suas familias no Brasil. E nikkey do Brasil, nao deixa de ser brasileiro.
Agora, um brasileiro nao descedente, nao teria condicoes de vir ao Japao, sem ser casado como nikkey ou teria que ter um outro tipo de visto, como esportista, religioso, diplomata, artista, estudandte, tecnico, etc....
Nao entendi aonde vc quer chegar...
C$ (Sexta-Feira, 21 de Maio de 2010, 19:43:08) x 879
bom ,aqui no JP acho mto dificil a pessoa falecer e ninguem se dar conta , como é tudo apertadinho aqui os vizinhos se dão conta , ou o empregador vai atrás em caso de sumiço , por atrazar as contas sempre vem alguem na moradia verificar , etc..

quem some aqui , geralmente é pq nao quer ser achado mesmo , ou ta isogashii , emprego noutro lugar, mudanças , etc
larisgil (Sexta-Feira, 21 de Maio de 2010, 11:05:05) x 49
EU SOU O MARIO GUILHERME E ESTOU PROCURANDO MEU PAI SIM,MAS NAO QUERO NENHUMA AJUDA FINANCEIRA NAO, APENAS ESTOU QUERENDO CONVERSAR COM ELE POIS ESTOU COM SAUDADES E ELE NAO ATENDE MINHAS LIGAÇÕES. O NUMERO DO MEU TELEFONE É ESSE MESMO, E NAO RECEBI NENHUM EMAIL NO mariooka@uol.com.br. Deve ter digitado errado,é mariooka.
AMERICAN(○'ー'○)ノMILKSHAKE (Quinta-Feira, 20 de Maio de 2010, 23:44:49) x 358
nunca vi nenhum nao-descendente chegando no Japao e abandonando um dos maiores tesouros da vida que é a família.
Pelo contrário,até ralam para trazer os parentes como turista ou os visitam no Brasil,como o caso de 2 amigos meus brasileiros.
Tem muito tipo de gente que parece nao ter coracao.
algarveken (Quinta-Feira, 20 de Maio de 2010, 18:07:36) x 1770
Melissa san

Acho que voce não deveria especificar nikkeis e sim, brasileiros no seu

comentário. Nikkeis presupões o misterm, o nanashi, a hiromi e até mesmo

voce.

Abraços
PKF (Quinta-Feira, 20 de Maio de 2010, 10:17:04) x 179
E isso ae Comessu-sama, tenho certeza e li a reportagem... obrigado
MELISSA (Quinta-Feira, 20 de Maio de 2010, 5:53:52) x 1866
De fato, existem muitos nikkeys sem vergonhas que abandonaram suas familias no Brasil ou mesmo aqui. Mas eh bom lembrar que existem algumas pessoas mas intencionadas que por algum motivo, querem acabar com a paz de alguem e divulgam seus nomes procurada(a) para prejudica-lo(a). Fiquem de olho, antes de passar informacoes sem devida autorizacao do procurado.
Pequenas Cousas (Quarta-Feira, 19 de Maio de 2010, 19:13:32) x 216
Pois é Fujiwara san, o problema dos desaparecidos entre aspas é bem retratado na reportagem do Alexander Kanashiro da semana passada no Int Press. A matéria mostra um brasileiro que brigou com a familía no Brasil por causa de dinheiro e voltou pro Japão. Seu irmão colocou um anúncio procurando ele aqui. Se não fosse a intervenção dos tantoshas da empreiteira do ¨desaparecido¨, ele nunca seria achado.
O desaparecido foi se encontrar com o irmão e raivosamente disse que esse era o último encontro e mandou avisar , inclusive para a mãe que estava preocupada, que nunca mais o procurasse.
Foi o que eu disse no debate da Expobussines, a Família, que deveria ser o maior valor do dekassegui , acaba virando um monte de sucata para ser jogado no lixo.


PKF (Quarta-Feira, 19 de Maio de 2010, 18:44:48) x 179
cade o meu comentario ??????
PKF (Quarta-Feira, 19 de Maio de 2010, 18:43:18) x 179
Ola.... Vou escrever pela enesima vez....
este telefone 024-2263-6025 infelismente nao consegue se falar
com o Mario e/ou Gabriel... sera que o numero nao esta errado ???
este marioka@uol.com.br, eu ja escrevi e dei orientacao como deve
agir... entao que o interessado possa agir conforme eu o orientei
porque estou trabalhando de voluntariado em associacao japonesa,
e presto servicos de quebra de sigilo......

CREDN e Associacoes de Familias abandonadas deveriam procurar
NNBJ, network nacional dos brasileiros no Japao, e participar de
uma reuniao expondo a situacao.... SIMPATIZANTE NAO PAGA NADA ! ! !

Sou Secretario de Assuntos Sociais da www.nnbj.org, pode me procurar
que RESOLVO 100% se a pessoa estiver vivo, e morando no Japao.

NIPPONBr (Quarta-Feira, 19 de Maio de 2010, 17:26:15) x 14
Telefonei para a Prefeitura de Ise, Mie-ken e pedi ajuda, não sei se eles poderão fazer algo:

Sra. Nagisa - tradutora do setor kokumim Kenko Hoken
Tel. 0596-23-1111

COMENTE ESTA NOTICIA
caracteres podem ser digitados
TERMOS DE USO: O ipcdigital.com tem o prazer de oferecer a seus usuários a oportunidade de fazer comentários. Procure ser polido e educado nos seus comentários para que possamos mantê-lo no site. Comentários que contenham ameaça, ofensa, palavrão, apologia ao crime ou racismo serão deletados.Assim como piadas sobre tragédias pessoais. No entanto, devido à característica interativa da internet é impraticável para nossa equipe monitorar todos os comentários. Como o ipcdigital.com não controla os comentários enviados por seus usuários, eventualmente você poderá encontrar comentários ofensivos ou inapropriados. Caso isso ocorra, clique aquie denuncie.