Brasil


Publicado em  14/05/2009 11:06

Poupança acima de R$ 50 mil no Brasil pode pagar imposto em 2010

Mudanças nas cadernetas só devem atingir 1% dos poupadores, mas precisam ser aprovadas pelo Congresso

Brasil , Brasília - Agência Brasil / Daniel Lima e Kelly Oliveira


Poupanca

As novas regras da caderneta de poupança deixarão isentos os rendimentos de até R$ 250 por mês. Esse valor corresponde ao rendimento mensal calculado em cima de uma caderneta de poupança com saldo de R$ 50 mil. Na prática, isso significa que nenhum aplicador que tenha menos de R$ 50 mil terá que pagar imposto sobre as cadernetas.

Existem atualmente 89,9 milhões de contas de poupança no país, totalizando depósitos de R$ 270 bilhões. No entanto, apenas 3.822 têm saldo superior a R$ 1 milhão. As cadernetas entre R$ 50 mil e R$ 600 são cerca de 601 mil.

A retenção do imposto será por CPF (Cadastro de Pessoa Física), para dificultar a abertura de várias contas pelo correntista em diferentes bancos. No caso de várias cadernetas, ou se os dependentes também tiveram contas, será considerada a soma de todos os rendimentos em poupança para a tributação.

A retenção na fonte será feita com base na tabela do Imposto Renda (IR). Na declaração anual do IR, o poupador terá que incluir o valor do rendimento para cada mês em que houver ganho que deixe o saldo da caderneta acima de R$ 50 mil.

As mudanças, que entrarão em vigor em 2010, se forem aprovadas pelo Congresso Nacional, só atingirão 1% dos poupadores, já que 99% das pessoas têm aplicações entre R$ 100 e R$ 50 mil.

Pela regra proposta, toda vez que a taxa básica de juros (Selic) ficar abaixo de 10,50% haverá uma tributação progressiva para quem tem mais de R$ 50 mil. A tributação valerá para o período de rendimento iniciado em janeiro do próximo ano, ou seja, poderá haver recolhimento de imposto na fonte para os rendimentos obtidos a partir de fevereiro.

Para uma taxa Selic de 8,5% ao ano, uma pessoa que só aplicar na caderneta só será tributada se o saldo da poupança for superior a R$ 986 mil. Já um aplicador que tenha renda mensal de R$ 1 mil deverá ser tributado se o saldo da poupança estiver acima de R$ 486 mil.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Fazenda, um exemplo de incidência do imposto seria o caso de um poupador ter R$ 200 mil na aplicação para uma taxa Selic de 8% ao ano. A alíquota do Imposto de Renda incidente nesse caso seria, então, de 27,5%. Como o rendimento mensal seria de R$ 1 mil (5%), o rendimento líquido (após o pagamento do imposto) seria de R$ 876.

De acordo com o Ministério da Fazenda, se houver redução da taxa básica de juros neste ano que estimule a migração de outros investimentos para a poupança, o governo poderá reduzir temporariamente a alíquota do Imposto de Renda das demais aplicações. Por exemplo, uma redução das alíquotas de 22,5%, 20% e 17,5% para 15% teria um custo de cerca de R$ 2 bilhões ao ano.


Veja mais
Bookmark and Share Enviar Enviar       Imprimir Imprimir    Comentar Comentar  Corrigir Corrigir   Diminuir fonte Aumentar fonte    

COMENTÁRIOS
MELISSA GAY (Sábado, 27 de Junho de 2009, 12:10:26) x 339
CUIDADO LEITORES DA IPCDIGITAL.COM

TEM UMA PESSOA QUE UTILIZA VÁRIOS NICKS AO MESMO TEMPO. ELA CADASTRA VÁRIOS NICKS PARA RESPONDER AS MENSAGENS. NÃO SABEMOS O MOTIVO QUE ESSA PESSOA FAZ ISSO MAS SUSPEITAMOS QUE SEJA POR PROBLEMAS MENTAIS, CARÊNCIA, SOLIDÃO, ÓCIO. ESSA PESSOA NÃO ACEITA OPINIÃO DOS OUTROS E SE IRRITA QUEM A CONTRADIZ. ESSA PESSOA DOENTE VIVE QUERENDO SE MOSTRAR SUPERIOR AS OUTRAS PESSOAS. ESSA PESSOA DOENTE CONVERSA COM ELE MESMO COM DIFERENTES USUARIOS QUE ELE REGISTROU. OS NICKS QUE ELE USA SÃO : MELISSA, ALGAVERKEN, NANASHI, LETICIA, MIRIANN, RODRIGOJP, HANAH, PAVE, PAVIL, MISTERM. É UMA PESSOA TOTALMENTE ESQUIZOFRÊNICA E DOENTE. O AVISO ESTÁ DADO!!!





















































































































.
mi-shima (Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009, 21:32:34) x 1391
LEIAM COM ATENÇÃO E VÃO ENTENDER A SOCIEDADE JAPONESA

http://www.iedc.org.br/REID/arquivos/00000035-001_Tonia.pdf

http://www.anpuhsp.org.br/downloads/CD%20XVIII/pdf/PAINEL%20PDF/N%E1dia%20Saito.pdf
mi-shima (Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009, 20:11:09) x 1391
JA FAZ ALGUNS MESES QUE VARIOS TIPOS DE APLICAÇOES RENDEM MENOS QUE A POUPANÇA
Tche loco de contenTE (Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009, 19:07:11) x 88
quem tem mais de 50 mil na pupansa?
na verdade quem bota dinheiro na poupansa e a clase media BAIXA a alta vai para as aplicacoes. o brasileiro nao ganha suficiente para investir em poupansa mas aquelas pessoas que estao fazendo negocios como vendendo um imovel e querem adquirir um outro , um pequeno negocio e nao querem deixar o dinheiro ( creio que 50 ah 80 mil +ou- ) na conta corrente que tem um custo alem do banco usar o dinheioro tu paga pelo serviso (custo beneficio) , essas pessoas deixam o capital na caderneta de poupansa por um prazo curto , ate fechar o negocio , mas levando em consideracao que pagar imposto no brasil e coisa corriqueira ..............mais um ou menos um nao vai fazer diferenca.
ainda bem que nos podemos ter conta aqui e em dolar ...........
mi-shima (Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009, 17:40:37) x 1391
MM a gente ja sabe que vc cai de 4 pela japonesada nao precisa escrever isso em td quanto eh lugar....ahahahahahaha

Afinal mediocres agredecem pelas migalhas que cairam .....


Pensemos pelo lado positivo.... ao menos o BR se livrou de um traste...
misterm (Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009, 14:45:46) x 1843
Eu sou grato que pelo menos vivo uma vida otima aqui no Japão, pelo menos no aspecto social, onde tenho amigos e posso me beneficiar de muitas coisas que o governo exemplar do Japão oferece, não tenho nada a reclamar, pelo contrario agradescer por tudo que eu tenho. Eu poderia ser igual certos vagabundos aqui do IPC Digital, mas eu preferi mostrar gratidão, pois no Brasil ou em qualquer lugar do mundo voce não consegue aprender coisas e viver uma exeperiencia de homem como voce adquire no Japão. O Japão e o país perfeito para se aprender a viver uma vida de adulto, e aqueles que não suportam as adversidades são os fracos.
mi-shima (Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009, 13:51:56) x 1391
Extreme


Eh isso aqui

http://en.wikipedia.org/wiki/Monorail
mi-shima (Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009, 13:50:44) x 1391
Desde quando R$ 50 mil eh muito ... nao da pra nada!!! deveria cobrar de quem tem uns R$ 800 mil .... nao concordo com isso nao !!!
extreme (Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009, 10:12:45) x 35
oque eh monorail???????
MELISSA (Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009, 6:08:36) x 1866
R$ 50 mil......
Tem que tirar de quem tem!Muito justo!!
MAD Snake (Quinta-Feira, 14 de Maio de 2009, 17:22:42) x 19
bom, primeiramente afortunados os q tem uma poupança acima de 50 mil pq a grande maioria logicamente nao tem, e pra quem tem é pq possui recursos entao nao creio q impostos causariam transtornos financeiros à essas pessoas

já q o governo quer grana, pelo menos tire de quem tem auhuauhauhhuah
eyoguie (Quinta-Feira, 14 de Maio de 2009, 14:32:16) x 71
TESTANDO................
Tche loco de contenTE (Quinta-Feira, 14 de Maio de 2009, 13:04:49) x 88
hummmmmmmmm!!!!!!!!!!!!!
nao sei nao!!!!!!!!!!!
pelo que eu me lembre ate au deixar o meu amado rio grande o objetivo da poupanca era financiar a casa propria do povo prasileiro e por isso o governo passou anos dando insentivo a poupanca bem como isentando ela de tributacao pesadas e garantindo uma parte no caso de alguma intervensao ou quebra de banco .
sera que o pessoal nao vai quere guardar o binheiro de baixo do colchao???
Se a polpanca nao tiver mais atrativos a lei do mercado e simples esses recursos vao migrar para outro setor, e ai, da onde que o governo vai tirar dinheiro para o financiamento daquelas casas para pessoas de baixa renda que sonham com a casa propria ????
como faz tempo que sai do meu rincao de repente essa coisa toda mudou!!!!
panflenet@hotmail.com (Quinta-Feira, 14 de Maio de 2009, 11:19:28) x 958
Nada justo ... Ja deveria ter sido Pre-Meditado quando houve a primeira Fuga dos Investidores formiguinhas . . . . .

Condordo com grau, numero e genero.....

Assim o selic pode abaixar e nao teremos espertalhoes . . .

Nao e o meu caso.,
Mas o que tem que ser paga na fonte. . .
Pagarei tudo.......

COMENTE ESTA NOTICIA
caracteres podem ser digitados
TERMOS DE USO: O ipcdigital.com tem o prazer de oferecer a seus usuários a oportunidade de fazer comentários. Procure ser polido e educado nos seus comentários para que possamos mantê-lo no site. Comentários que contenham ameaça, ofensa, palavrão, apologia ao crime ou racismo serão deletados.Assim como piadas sobre tragédias pessoais. No entanto, devido à característica interativa da internet é impraticável para nossa equipe monitorar todos os comentários. Como o ipcdigital.com não controla os comentários enviados por seus usuários, eventualmente você poderá encontrar comentários ofensivos ou inapropriados. Caso isso ocorra, clique aquie denuncie.