Aichi


Publicado em  30/03/2012 16:30

Brasileiros investem no futuro profissional

Em busca de qualificação profissional e melhores salários, brasileiros no Japão têm se dedicado a várias modalidades de cursos

/ Edson Xavier/JPTV

/ Edson Xavier/JPTV
BRASILEIROS-INVESTEM-NO-FUTURO-PROFISSIONAL
Sistema de soldagem é bastante utilizado em fábricas no Japão na fabricação de peças em aço e nas estruturas de liga de alumínio

Diariamente a sede de uma escola localizada em Komaki (Aichi) recebe alunos de várias regiões do Japão, matriculados no curso de solda MIG MAG. Trata-se de sistema de soldagem bastante utilizada na fabricação de peças em aço e nas estruturas de liga de alumínio.

Os alunos aprendem a teoria e os equipamentos de segurança que devem usar, como máscaras, luvas e roupas de proteção. E logo no primeiro dia de aula, já tem o aprendizado prático, com a regulagem do oxigênio, e com o maçarico e eletrodos em mãos.

De acordo com o professor Élson Mendes, não existe crise nesse mercado de trabalho. E o salário é sempre melhor do que em outras áreas. “O salario depende da região. Aqui em Aichi o salário básico de um soldador é de Y 1.350 a hora, mas se o profissional for trabalhar em Ishikawa-ken, ou na região de Kobe e Osaka, o salário inicial chega a Y 1.700 a hora”, afirma.

Élson revela que os alunos buscam o curso pensando também em ter uma qualificação profissional para quando retornarem ao Brasil, afinal, também por lá o salário é atrativo em estaleiros ou empresas de serralheria.

O curso de solda em Komaki é avalizado pela J-wel, uma escola japonesa que atende várias empresas no Japão e que emite a licença. “Nós executamos os testes de chapa, a pessoa faz uma solda e o material é enviado para a empresa. Passando esse teste a empresa emite uma habilitação de soldador para o aluno, que se torna profissional”, explica.

O curso básico em Komaki tem duração de 30 horas aulas que o aluno pode cumprir de acordo com sua disponibilidade de tempo, mesmo durante a semana. E as empreiteiras têm sempre vagas à disposição para essa mão de obra qualificada, segundo garante Élson Mendes.

O aluno Akio Moshi revelou a intenção de terminar o curso o mais rápido possível. Ele mora em Hamamatsu faz 7 anos e revela a expectativa de exercer a nova profissão quando regressar ao Brasil, em empresa própria que pretende abrir. O aluno Paulo Lazarine Soares, em sua primeira aula, classificou como fácil o aprendizado – dizia que em 10 dias concluiria o curso.

No período de 10 meses em que o curso é ministrado em Komaki 135 alunos se formaram soldadores, na maioria homens. Mas a solda também atrai mulheres – quatro tiveram o certificado de soldadoras. Alice Otani, em seu segundo dia de aula, se mostra decidida ao aprendizado. Ela mora no Japão faz 14 anos, empregada uma fábrica de auto-peças, e pensa em no futuro exercer a profissão de soldadora no Brasil.

Meia dúzia de novas licenças foram expedidas a novos soldadores brasileiros. O ex-aluno Roberto Toshio Iwamura ostenta o certificado e a carteira de habilitação e conta que já tem emprego garantido em uma firma de solda. Ele também tem em vista emprego no Brasil em uma fábrica de chassis de caminhões e afirma que sempre pensou em se qualificar.

Outro ex-aluno, Marcelo de Lima, também concluiu o curso recebeu sua carteira de profissional. Ele já trabalha com solda, mas não tinha a licença. Depois de obter a primeira habilitação, o soldador pode fazer mais três estágios de capacitação, elevando ainda mais a sua qualificação profissional.


Veja mais
Bookmark and Share Enviar Enviar       Imprimir Imprimir    Comentar Comentar  Corrigir Corrigir   Diminuir fonte Aumentar fonte    

COMENTÁRIOS
nospam (Sábado, 22 de Março de 2014, 11:04:32) x 436
vcs ensinam a soldar posicionado..
sergio.yamada.jp (Sábado, 21 de Abril de 2012, 21:29:39) x 11
EDU27 e C$, vocês estão certos, vou para de falar e agir, boa idéia, na segunda feira vou pedir para alguém que fale japonês bem ligar para Roudoukyoku de Kanagawa e pegar o telefone do mais proximo de Komaki.
vou ligar e não vou pedir para que eles averiguem a "J-WEL" e as qualificações do Elson Mendes.
Se alguem que estudou puder mandar uma cópia da carteira "J-WEL" ou recibos dos curso ficarei grato,ja juntei cópia das propagandas das revistas da J-WEL,acho que já é um começo.
pode mandar copia escaneada dos recidos e carteira J-WEL para ( sergio.yamada.jp@hotmail.com ) .
sobre o Xeque-Mate, digamos que o jogo está só começando,
C$ (Sexta-Feira, 20 de Abril de 2012, 21:00:54) x 965
hmm só pra constar , quem faz uma denuncia nao precisa o proprio provar , teria é que denunciar no órgao competente pra aí sim alguem habilitado investigar ..

obvio que caso a denuncia nao se comprove , o denunciador passa a ser o investigado ,sob penas cabiveis a lei ..

no fim de tudo acho que o sergio quer dizer que a ``escola`` ensina a soldar, mas nao tem habilitaçao de dar um certificado válido como profissao,, é isso ?
Edu27 (Sexta-Feira, 20 de Abril de 2012, 12:11:01) x 3
sergio.yamada.jp
Se fosse mesmo verdade isso porque vc não vai lá no Roudoukyoku e denuncia ou em qualquer lugar que fiscaliza essa área!É muito fácil falar aqui o difícil é ser homem e averiguar com seus próprios olhos e outra quem precisa provar se ele é ou não habilitado é vc pois é vc que fez a denuncia! Agora vc tem duas opções ou vc mostra as provas que vc tem em mãos ou vc vai continuar fazendo papel de bobo pois acusar sem provas qualquer tonto faz! XEQUE MATE
sergio.yamada.jp (Sexta-Feira, 20 de Abril de 2012, 10:57:43) x 11
Edu27, meu alerta é aos enganadores, todos.
Quem decide quem pode habilitar e qual será o critério no Japão é o "Roudoukyoku" , a nós cabe aceitar.
Se o Felipe Massa, viesse ao Japão e ensina-se alguem a dirigir, mesmo sendo um excelente piloto ele continuaria desabilitado perante as leis japonesas.

O importante é saber soldar e ter uma carteira válida o que a J-WEL e o Elson nunca poderá oferecer.

Quanto a outra escola a carteira válida é garantida pelo governo.
Edu27 (Quinta-Feira, 19 de Abril de 2012, 13:50:55) x 3
pessoas tentando parecer boas mas na realidade são os verdadeiros caloteiros da vida
Edu27 (Quinta-Feira, 19 de Abril de 2012, 13:36:11) x 3
só quem é soldador comente é possivel aprender:

* Eletrodo revestido (vareta)
* Semi automática (Mig, Mag, Eletro-gás)
* Tig
* Arc Spot
* Arc Stud
* Self Sealed Arc
* Submerge Arc
* Plasma que se divide em Plasma Arc e Plasma Jet
* Arc Fillet (MIAF)
em menos de 1 dia pois 22 horas de curso.(http://www.nkcebina.co.jp/Port012/CCP013.html)
Esse sergio.yamada.jp esta dizendo em silencio compre sua carteira olhem as regras eles fazem de tudo para vc ser desclassificado e ganhar em cima!
sergio.yamada.jp (Quarta-Feira, 18 de Abril de 2012, 18:13:48) x 11
Não professor Elson e J-WEL a escola que NUNCA existiu !

Como alguem que NÃO tem qualificação pode qualificar alguem?

forneça o Link de sua escola como a NKC de Kanagawa fornece no link abaixo.

http://kanagawa-roudoukyoku.jsite.mhlw.go.jp/hourei_seido_tetsuzuki/anzen_eisei/tetsuzuki/koushuu.html

E agora? voce vai falar pra os coitados dos ex alunos entrarem nesta reporgem ainda? ou vai chamar que fala a verdade para a briga? rsrsrs

IPCDIGITAL não compartilhem esta fraude!
(Terça-Feira, 17 de Abril de 2012, 10:56:09) x 275
Um professor "proficional" , já entendi.
sergio.yamada.jp (Segunda-Feira, 16 de Abril de 2012, 12:02:33) x 11
( NAO PROFESSOR ELSON ) voce deve parar de enganar os brasileiros, em vez de ameaçar com eu treino de MUAY THAI,, rsrsrs. publique aqui a copia de sua CARTEIRA DE INSTRUTOR e diga quem fundou a J-WEL, prove que ela existe, que lhe pedirei desculpas, antes disso, pedir aos coitados do seus alunos para postar aqui NAO ADIANTARÄ eles saberao que sua carteira é INVALIDA PARA SER INSTRUTOR quando precisarem receber algum tipo de seguro, o fato de voce ter tido 200 alunos nao muda nada
Durante muitos anos, brasileiros dirigiram com carteiras de motoristas falsa da Tailandia e americana, e a mesma coisa, quando algo grave acontecer a verdade vira a tona, seu curso pode ser OTIMO mas NAO VALE NADA, assuma ou prove o contrario.

DANOS MORAIS ( NAO E MORAES , nao tem E , rsrsrs
C$ (Quinta-Feira, 12 de Abril de 2012, 10:10:25) x 965
tem coisa que é verdade..
muita gente critica as coisas feitas por brasileiros sem ao menos saber de nada , o cara é vagabundo , etc etc ,,

e ficam lambendo os ovos dos japas ...

aqui ,somos somente massa de manobra , gado criado pro abate , engana-se quem pensa ser mais do que isso pela visao do JP ..
Elson mendes (Quarta-Feira, 11 de Abril de 2012, 15:14:11) x 2
POR QUE, os nipo-brasileiros nw sao unidos, ao contrario de outros, Paquistao, filipinos, iraquianos, etc...
A intencao da escola ( falo por mim ag. ) eh ajudar assim como este jornal, quanto ao Edson Xavier, demorou quase um ano para informar a comunidade sobre a escola, analizando, pesquisando, ou seja fazendo seu trabalho, nem um cafe de 120 ienes aceitou, um proficional que se estivesse no brasil poderia prossesar por danos moraes assim como eu.
vou pedir a alguns alunos ou todos que postem aqui seu comentario.
me desculpem o desabafo mas OTARIOS como ESSES tem que Partir logo desta vida para outra,
entao faca o curso de solda e ganhe mais, conhecimento e consecutivamente OKANE..
fui.....nw postarei mais nada simplesmente estou aqui.
Aichi-ken komaki shi mamahom machi 123-1F
Aguardo vc
Elson mendes (Quarta-Feira, 11 de Abril de 2012, 14:57:22) x 2
pensei rapido o que leva um OTARIO!!! que segundo o nosso dicionario tem essas qualificações(adj. e s.m. Bras. Gír. Que ou o que se deixa enganar facilmente; ingênuo, simplório, bobo.) A fazer tal comentario.
Mais de 200 pessoas fizeram o curso estao trabalhando em estaleiros, contrucao civil, firmas pequenas, e outros estao no brasil, sera que sao todos ingênuo, ou vc que eh OTARIO,eh espertao... As empresas japonesas que contrataram os que fizeram o curso, comprovaram a veracidade da carta. Por isso os familiares e amigos dos mesmos estao fazendo o curso. estou AQUI a sua disposicao nao me escondendo atraz de uma tela, quanto as minhas habilitacoes OTARIO!!! apresento sim junto com a foto da gente brincando de Muay thai na academia no 3 andar, tudo dentro da lei logico..KKK To aqui mano.
(Segunda-Feira, 2 de Abril de 2012, 13:00:03) x 275
esse Edson Xavier que assina o texto é famoso por cobrar para fazer reportagens, ganhou uns trocados dessa escola .
sergio.yamada.jp (Sábado, 31 de Março de 2012, 7:56:35) x 11
Qual o site, onde fica esta certificadora J-WEL professor Élson ? por favor, publique sua carteira DE INSTRUTOR JAPONES no seu site, onde já se viu um brasileiro aplicar um teste a distancia, e mandar as chapas para o instrutor japones , se é que ele existe, para conferir, nem viu quem realmente soldou....pessoal acorde!!! chega de ser enganado! espero que o IPCDIGITAL seja imparcial .
sergio.yamada.jp (Sábado, 31 de Março de 2012, 7:41:36) x 11
Mais uma desta escola....
Para dar aula de Solda no Japão TEM QUE TER CARTEIRA DE INSTRUTOR e não de soldador.
Solda a gas, elétrica, MIG MAG etc pela lei japonesa pode oferecer risco de morte ao aluno, por isso só pode dar aula que TEM CARTEIRA JAPONESA DE INSTRUTOR.
a carteira emitida por empresa que não tem licença não tem valor.
a J-WEL emite uma carteira sem valor em nome de uma empresa japonesa que o professor Élson Mendes trabalhava e NEM EXISTE MAIS
J-Wel foi criada por ele. procurem no Google "J-WEL"
Carteira de soldador TEM QUE SER EMITIDA POR ESCOLA JAPONESA ! existem varia com curso em portugues
xocrizy (Sexta-Feira, 30 de Março de 2012, 19:02:11) x 189
Que escola é essa? Alguem tem o numero do tel. da escola? Por que a IPC não coloca o numero do tel. para facilitar a vida de muitas pessoas que querem se habilitar na solda. Afinal de contas, esse é ou não é um jornal para ajudar a comunidade nipo-brasileira?
Quem concorda, dá joinha ai....KKKkkkk

COMENTE ESTA NOTICIA
caracteres podem ser digitados
TERMOS DE USO: O ipcdigital.com tem o prazer de oferecer a seus usuários a oportunidade de fazer comentários. Procure ser polido e educado nos seus comentários para que possamos mantê-lo no site. Comentários que contenham ameaça, ofensa, palavrão, apologia ao crime ou racismo serão deletados.Assim como piadas sobre tragédias pessoais. No entanto, devido à característica interativa da internet é impraticável para nossa equipe monitorar todos os comentários. Como o ipcdigital.com não controla os comentários enviados por seus usuários, eventualmente você poderá encontrar comentários ofensivos ou inapropriados. Caso isso ocorra, clique aquie denuncie.