Um documento divulgado pelo governo no dia 24 alerta para o fato de que os hábitos alimentares tradicionais, como comer regularmente e com os familiares, estão caindo em desuso.
O Relatório Branco sobre Educação Alimentar mostra que, de acordo com uma pesquisa feita em 2004, 10,5% das pessoas na casa dos 20 anos não tomavam café da manhã, mesmo hábito seguido por 20% das pessoas entre 30 e 40 anos e 12,9% daqueles entre 40 e 50 anos. Entre os mais jovens, 12,4% dos dolescentes pulavam a refeição mais importante do dia.
O documento cita um estudo conduzido pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Política Educacional, que atesta ser muito importante para as crianças se alimentarem regularmente no café da manhã. "Crianças que tomam o café da manhã com regularidade tendem a conseguir notas maiores nos exames escolares", diz a pesquisa. Ao mesmo tempo, o relatório estudou crianças que tomavam o café da manhã sozinhas. A pesquisa realizada em 2005 descobriu que 20,1% das crianças do primário e 41,6% das crianças do ginásio tomavam o café da manhã sozinhas.
No documento, um oficial do governo afirma que crianças que comem sozinhas tendem a ter hábitos alimentares mais pobres, como fazer as refeições assistindo à TV e ter problemas para usar o hashi. Mas nenhum dado foi usado para sustentar a afirmação. O documento também mostra que o número de famílias que jantam diariamente juntas caiu para 25,9% em 2004, contra 26,5% em 1976. Por outro lado, a quantidade de famílias que jantam juntas duas ou três vezes por semana aumentou de 24,2% em 1976 para 36,3% em 2004.