Brasileiros contribuem para o crescimento de Izumo

Comunidadepor Anna Shudo - 10/03/2016
Izumo Taisha
SANYO DIGITAL CAMERA

IZUMO (IPC Digital) – A prefeitura da cidade de Izumo (Shimane) anunciou que lançou um plano que permita facilitar a fixação dos estrangeiros. O “Plano de Promoção Multicultural de Izumo” tem como principal objetivo aumentar em 30% o número desses atuais residentes, em um prazo de 5 anos.

Segundo a prefeitura, a meta é ultrapassar a marca de 732 pessoas dos atuais 2.744 estrangeiros, em 5 anos. Para a cidade, os estrangeiros representam 1,57% da população. Entretanto, eles podem ser um dos pilares de medidas contra o declínio da população local. As estatísticas apontam que a proporção da fixação dos estrangeiros foi de 24,6%, número de estrangeiros que continuaram morando em Izumo de 2010 a 2015.

Mais da metade dos estrangeiros são brasileiros

Dentre esses estrangeiros todos o destaque é para a população brasileira que vem crescendo. São 1.756 verde amarelos e houve um aumento de 855 pessoas nos últimos 2 anos e 9 meses, segundo a prefeitura. Em percentuais, os brasileiros ocupam a fatia de 64% do total de estrangeiros

Para o município, o Plano de Promoção Multicultural tem como objetivo aceitar os residentes estrangeiros como um bons parceiros, bons vizinhos e que ajudam ​​promover o desenvolvimento da cidade. Por isso, declarou que vai criar uma janela administrativa para eles e irá promover a assistência à infância, contratando intérpretes e, também inclui-los nas campanhas de prevenção a desastres.
fonte: Nihon Keizai Shimbun | foto: Izumo Taisha (find-travel.jp)

Comentários

comentários

Colunistas IPC Digital

Alessandra Barbieri
Alessandra Barbieri

Advogada de formação, professora por opção, mãe e esposa, de coração.

Elza Nakahagi
Elza Nakahagi

Autora do livro Termos Médicos e colaboradora do Disque Saúde no Japão

Marcelo Maio
Marcelo Maio

Escritor, pedagogo e novato no Japão

Marcio Ikuno
Marcio Ikuno

Jornalista, blogueiro e filósofo estóico pós-moderno

Rachel Matos
Rachel Matos

Psicóloga, psicopedagoga e parceira das famílias nos desafios da educação