Brasileira que teve o filho levado sob custódia é presa em Mie

rsz_410258837_513430468793006_7197073644077318201_o
Crédito: Divulgação

KUWANA (IPC Digital) – A designer brasileira Cristina Kasue Akama, de 28 anos, foi presa na tarde desta terça-feira (15), por suspeita de maus-tratos ao filho mais velho, de 9 anos de idade. A informação da prisão foi confirmada por parentes de Cristina, que hoje (16) publicaram vários posts nas redes sociais, pedindo ajuda e compreensão da comunidade.

A polícia de Mie, porém, confirmou a prisão de uma jovem de 28, em Kuwana, mãe de 4 filhos, sob suspeita de agressão ao filho mais velho, de 9 anos, mas ainda não divulgou o nome e a nacionalidade da suspeita.

Segundo informações da polícia, a criança, que já estava sob custódia do Conselho Tutelar (Jidou Soudansho) desde o dia 16 de junho, teria sofrido ferimentos nas costas, que levaram 3 semanas para cicatrizar. A mãe, ainda conforme informações da polícia, teria agredido o filho várias vezes com um cabide, porque o menino se recusava a escovar os dentes.

Ao ser presa, Cristina teria declarado que não iria se manifestar até a chegada de um advogado. O Consulado Brasileiro de Nagoia acompanhava os desdobramentos.

Entenda o caso:

Depois de receber uma denúncia formalizada pela escola onde a criança estudava, o Conselho Tutelar foi até a casa de Cristina no dia 15 de junho e levou o filho mais velho, de 9 anos, sob custódia. Segundo Cristina, o menino foi levado contra a própria vontade, enquanto alguns agentes a seguravam na porta de entrada de seu casa.

Desde que o filho foi levado, Cristina não teve mais contato com ele. O caso ganhou repercussão na comunidade brasileira, quando a mãe iniciou campanhas nas redes sociais, pela devolução da criança à família. Cristina, que tem mais 3 filhas menores, vive com todos os filhos, numa casa alugada e não recebe auxílio do governo.

No perfil da brasileira na rede social Facebook, as crianças aparecem em fotos com a família, aparentemente, bem unidas e bem cuidadas. Cristina nega qualquer agressão ao filho e diz que o Conselho Tutelar vinha pressionando-a para que ela admitisse os maus-tratos.

Confira a entrevista de Cristina ao JPTV, gravada em 23 de Junho

Fonte: Jiji Press

Comentários

comentários

Colunistas IPC Digital

Alessandra Barbieri
Alessandra Barbieri

Advogada de formação, professora por opção, mãe e esposa, de coração.

Elza Nakahagi
Elza Nakahagi

Autora do livro Termos Médicos e colaboradora do Disque Saúde no Japão

Marcelo Maio
Marcelo Maio

Escritor, pedagogo e novato no Japão

Marcio Ikuno
Marcio Ikuno

Jornalista, blogueiro e filósofo estóico pós-moderno

Rachel Matos
Rachel Matos

Psicóloga, psicopedagoga e parceira das famílias nos desafios da educação