Guia Japão: Conheça alguns tipos de trabalho além do serviço em fábrica

Nacionalpor Revista Vitrine - 10/05/2015
helper
Crédito: Divulgação

Quem não se adapta à rotina das fábricas ou ao serviço numa linha de produção, pode optar por vários outros tipos de trabalho sem restrições para os estrangeiros. Veja alguns deles:

Caddie (キャディ)

É o trabalho em campo de golfe em que a pessoa deve dar suporte ao praticante do esporte, como carregar a sacola de tacos. Pode ser exercido por homem ou mulher. Com o tempo, deve conhecer as peculiaridades do circuito, da grama, para orientar e dar dicas para que o cliente possa praticar o esporte agradavelmente. É exigido conhecimento da língua japonesa, pois é preciso se comunicar com o cliente, fator importante para a qualidade do serviço prestado.

caddie

Helper (ヘルパー)

Presta assistência e suporte a idosos e portadores de dificuldade física em asilos e hospitais. O trabalho consiste em oferecer cuidados de alimentação e higiene. Existe a modalidade home helper, que são serviços de auxílios e cuidados em domicílio. Há cursos e estágios oferecidos pelos governos de províncias e municípios para capacitação de helpers.

Camareira de hotel (ホテルベッドメイク)

O trabalho constitui-se na limpeza, higienização e arrumação dos quartos e áreas sociais do hotel, além da troca, reposição e controle dos materiais de uso e consumo dos hóspedes (como toalhas, xampu, sabonete). É um trabalho relativamente fácil.

Babá (ベビーシッター)

Não são poucas as mães brasileiras no Japão que não têm uma pessoa de confiança com quem deixar o filho para poder trabalhar. Quem gosta de crianças pode encontrar nessa dificuldade uma forma de reforçar o orçamento, atuando como babá. É preciso gostar dos pequenos e saber como cuidar deles – não basta apenas saber alimentá-los, pois necessitam de carinho e estão em constante processo de aprendizagem.

baba

Diarista (ハウスクリーニング)

O serviço envolve arrumação e limpeza geral da casa. É o tipo de trabalho que pode começar na residência de conhecidos e, com o tempo, aumentar o número de clientes, pois depende muito da indicação pessoal.

diarista

Comentários

comentários

Colunistas IPC Digital

Alessandra Barbieri
Alessandra Barbieri

Advogada de formação, professora por opção, mãe e esposa, de coração.

Elza Nakahagi
Elza Nakahagi

Autora do livro Termos Médicos e colaboradora do Disque Saúde no Japão

Marcelo Maio
Marcelo Maio

Escritor, pedagogo e novato no Japão

Marcio Ikuno
Marcio Ikuno

Jornalista, blogueiro e filósofo estóico pós-moderno

Rachel Matos
Rachel Matos

Psicóloga, psicopedagoga e parceira das famílias nos desafios da educação