Horta do futuro no Japão: 100 vezes mais produtiva e usa 99% menos água

Nacionalpor Paulo Sakamoto - 22/03/2015
horta-do-futuro-2
Crédito: Divulgação

O Japão é conhecido por aproveitar eficientemente os pequenos espaços disponíveis no país, mas os números de uma empresa que produz hortaliças em Chiba, impressionam: Em apenas 25 mil metros quadrados, a horta do futuro produz 10 mil pés de alface por dia (100 vezes mais por metro quadrado do que os métodos tradicionais).

Não só a capacidade de produção impressiona, como também a eficiência no uso da água e de energia. A empresa usa 40% menos energia e 99% menos água para produzir o mesmo volume de hortaliças produzidas em plantações ao ar livre.

Além da climatização artificial, um dos segredos da eficiência produtiva e a luz emitida pelas lâmpadas LED, desenvolvidas pelo braço japonês da americana GE, que ajuda as plantas crescerem até duas vezes e meia mais rápido do que quando expostas à luz do sol.

Shigeharu Shimamura, presidente da empresa, transformou uma antiga fábrica de semicondutores na maior fazenda indoor do mundo, que tem seu próprio ecossistema artificial com os ciclos de dia e noite encurtados para aumentar a produção.

Atualmente, Shimamura produz apenas poucas espécies de hortaliças, mas pretende adaptar o sistema para produzir outros tipos de alimentos e plantas medicinais.

Comentários

comentários

Colunistas IPC Digital

Alessandra Barbieri
Alessandra Barbieri

Advogada de formação, professora por opção, mãe e esposa, de coração.

Elza Nakahagi
Elza Nakahagi

Autora do livro Termos Médicos e colaboradora do Disque Saúde no Japão

Marcelo Maio
Marcelo Maio

Escritor, pedagogo e novato no Japão

Marcio Ikuno
Marcio Ikuno

Jornalista, blogueiro e filósofo estóico pós-moderno

Rachel Matos
Rachel Matos

Psicóloga, psicopedagoga e parceira das famílias nos desafios da educação