Japão: Números de telefone de emergência e os importantes pra sua agenda

Nacionalpor Anna Shudo - 25/04/2016
smartphone-friends-internet-connection-large
Crédito: Divulgação

TÓQUIO (IPC Digital) – Os números para chamar a polícia ou o corpo de bombeiros quase todo mundo sabe. Entretanto, não custa deixar tudo gravado na agenda do smartphone ou até em uma de papel para casos de emergência.

Com o Terremoto de Kumamoto, veio à tona o serviço de recados, cujo número é de grande importância. Na ocorrência de um desastre natural, logo em seguida convém deixar recados para os familiares e amigos, pois é sabido que depois de uma tragédia o serviço de telefonia fixa ou móvel fique indisponível por algum tempo.

Há outros números de grande importância, principalmente quando se trata de violência ou abuso contra crianças e menores. Além disso, há uma central para receber reclamações e denúncias a respeito de violação dos direitos do consumidor.

Conheça cada um deles abaixo.

1. Números de emergência

A ligação é gratuita a partir de qualquer tipo de telefone.

  • 110: Polícia (denúncia ou ocorrência)
  • 119: Corpo de Bombeiros ou Ambulância (caso de emergência: incêndio, acidente, mal estar súbito, etc.)
  • 118: Polícia Marítima (em alto mar, para denúncia, socorro, acidente, emergência, etc.)
  • 171: Serviço de central de recados no desastre, chamado de saigaiyou dengon daiyaru (災害用伝言ダイヤル). No caso da ocorrência de um desastre, esse  número especial ajuda a deixar recado para os familiares ou amigos para avisar em que refúgio se encontra ou para dizer que está bem. Basta ligar para 171 e gravar uma mensagem em formato de recado para o número designado para dizer se está bem e onde está. Esse número ajuda as pessoas a saberem umas das outras. Para utilizá-lo, siga os passos abaixo:
  1. Ligar para 171
  2. A gravação pede para selecionar “1” caso queira gravar um recado
  3. Digite o número de telefone da pessoa para quem quer deixar recado
  4. Digite “1” novamente
  5. Grave o recado de até 30 segundos
  6. Digite 9 para terminar a gravação
  7. Confira a gravação

Esse serviço está disponível também na web, tanto pelo PC quanto pelo smartphone, em inglês: https://www.web171.jp/web171app/disasterTop.do?english O bom desse serviço pela web é que você pode deixar programado para autonotificação. A pessoa para quem você quer deixar recado ligará no 171 para conferir se há mensagem para ela. Para fazer a busca por recado de alguém que queira localizar acesse por aqui: http://anpi.jp/top?lang=en No caso de querer efetuar através de chamada, pode ligar de qualquer tipo de telefone: fixo, smartphone ou PHS.

2. Números importantes

Esses números abaixo são importantes no cotidiano, por isso vale a pena registrá-los na agenda de telefone.

  • 188: Shouhisha Hot Line ou Linha de Apoio ao Consumidor. Ligando para esse número o consumidor pode fazer denúncia de algum produto, reclamação por ter sido lesado, etc.
  • 189: Jidosoudansho (児童相談所) é uma central que vai redirecionar a chamada para o Centro de Apoio à Criança e ao Menor da sua cidade ou localidade. Ao ligar, se for de telefone fixo, será solicitado o código de área; se for de telefone celular, o código postal de onde reside. Todos os problemas de emergência relacionados à criança devem ser comunicados. Os exemplos são: violência ou abuso. No caso de consultas, são aceitas as do tipo não sabe como criar filho, etc.

3. Relacionados à NTT

Há números cuja chamada pode ser tarifada.

  • 104: Informação de número de telefone fixo. É tarifada e varia de 60 a 150 ienes, dependendo do horário e dia da semana
  • 113: Problema com telefone fixo, chamada gratuita
  • 114: Conferir se o número de telefone do destino está ocupado
  • 115: Para solicitar envio de telegrama, tarifado na conta telefônica
  • 116: Solicitação de nova instalação de linha telefônica, mudança de endereço, consultas, etc. a partir de telefone fixo. No caso de telefone celular, ligar para 0120-116-000  
  • 117: Conferir a hora certa
  • 177: Previsão do tempo. Dependendo do local é preciso digitar o código da cidade antes do 177. Exemplos: 03-177 para Tóquio, 052-177 para Nagoia e assim por diante
  • 184: Quando não quiser que seu número de telefone não apareça para o número desejado. Digita-se o 184 antes do número de telefone de destino
  • 186: Quando quer que seu número de telefone seja informado. Digita-se o 186 antes do número de telefone de destino

Foto: pexels

Comentários

comentários

Colunistas IPC Digital

Alessandra Barbieri
Alessandra Barbieri

Advogada de formação, professora por opção, mãe e esposa, de coração.

Elza Nakahagi
Elza Nakahagi

Autora do livro Termos Médicos e colaboradora do Disque Saúde no Japão

Marcelo Maio
Marcelo Maio

Escritor, pedagogo e novato no Japão

Marcio Ikuno
Marcio Ikuno

Jornalista, blogueiro e filósofo estóico pós-moderno

Rachel Matos
Rachel Matos

Psicóloga, psicopedagoga e parceira das famílias nos desafios da educação