O rico chá verde de Shizuoka em breve nas prateleiras: confira os benefícios dessa preciosidade

Nacionalpor Anna Shudo - 23/04/2016
img_a40c19074c17324100a2b6eaadd523201317142
Crédito: Divulgação

SHIZUOKA (IPC Digital) – Os produtores de chá verde da província de Shizuoka, famosa pela qualidade das folhas, expuseram seus produtos para os compradores, em 21 deste mês. Essas folhas novinhas e frescas puderam ser experimentadas usando os 5 sentidos, em uma rica experiência para os lojistas que foram adquirir os famosos chás.

PK2016042202100035_size0Nessa estação, produtores de Numazu, Tenryu, Shimizu e Iwata, explicaram a variação de preços. Este ano os chás frescos foram comercializados com 23% a menos do que o ano anterior. Um quilo dessa preciosidade pode custar de 4.494 a 8 mil ienes para o varejista.

Para que as folhas novas do chá verde sejam de boa qualidade dependem do tempo. “Este ano foi tudo normal com a temperatura amena para mais alta em março e abril e com chuvas adequadas”, explicou um produtor.

Essas folhas novas e bem jovens que começam a ser vendidas nesta época são chamadas de chá branco no Brasil. Elas são aromáticas, tem um sabor mais suave e deliciosas.

Benefícios do chá verde

O chá verde a ser preparado pode ser em pó (instantâneo), em sachê ou em folhas. Para ficar mais saboroso e apreciá-lo com os todos os sentidos, o ideal é que seja em folhas.

Para cada pessoa, o ideal é 2 colheres de chá das folhas. Coloque-as em um bule e despeje a quantidade de 1 xícara de água na temperatura de 70 a 80ºC. Deixe em infusão por cerca de 40 segundos, dê uma mexida no bule e sirva.

O chá verde é famoso pela presença de catequinas e cafeína, por isso ajuda no metabolismo e tem um forte efeito antibacteriano. Além disso, contém vitamina C, ajuda na digestão e contibuiu com o intestino e para combater a retenção de líquido.

Ele pode ser ingerido após as refeições e é um poderoso antioxidante, que ajuda no antienvelhecimento e no combate ao câncer. Entretanto, use açúcar no seu preparo.

 

Fontes: Chunichi/Ocha/Matome Naver | Fotos: Toyo Keizai/Chunichi

Comentários

comentários

Colunistas IPC Digital

Alessandra Barbieri
Alessandra Barbieri

Advogada de formação, professora por opção, mãe e esposa, de coração.

Elza Nakahagi
Elza Nakahagi

Autora do livro Termos Médicos e colaboradora do Disque Saúde no Japão

Marcelo Maio
Marcelo Maio

Escritor, pedagogo e novato no Japão

Marcio Ikuno
Marcio Ikuno

Jornalista, blogueiro e filósofo estóico pós-moderno

Rachel Matos
Rachel Matos

Psicóloga, psicopedagoga e parceira das famílias nos desafios da educação