Ouça o áudio original do discurso de rendição do Imperador Showa

Nacionalpor Paulo Sakamoto - 01/08/2015
imperador-showa-rendicao-23
Crédito: Divulgação

TÓQUIO (IPC Digital) – A Agência da Casa Imperial do Japão disponibilizou neste sábado (01) o áudio original do discurso de rendição do Imperador Hirohito (Showa), onde ele anuncia ao povo japonês o fim da guerra e a rendição do império japonês às forças aliadas.

A agência decidiu liberar o áudio original do imperador Showa, transmitido no dia 15 de agosto de 1945, para comemorar o aniversário de 70 anos do fim da guerra.

No discurso, conhecido como “hoso gyokuon”, o imperador anuncia ao povo japonês que aceita a Declaração de Potsdam, onde os EUA, Grã-Bretanha e China exigem a rendição incondicional do Japão.

Após ter sido gravado em 14 de agosto, o discurso foi transmitido ao meio dia no dia seguinte para todo o Japão. Alguns soldados japonês tentaram roubar a gravação e os discursos de rendição em uma tentativa de golpe.

“Aos nossos bons e leais súditos declaramos que, depois de ponderar profundamente sobre as tendências gerais do mundo, ordenamos ao nosso governo que comunique aos governos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, China e União Soviética que o Império Japonês aceita as condições da sua Declaração Conjunta”, diz o imperador no início de seu discurso.

Hiroito terminou a declaração com uma profissão de fé no futuro: “Unam suas forças, cultivem os caminhos da retidão; nutram a nobreza de espírito; e trabalhem com resolução para que possam realçar a glória inata do império e acompanhar o progresso mundial”.

 

Comentários

comentários

Colunistas IPC Digital

Alessandra Barbieri
Alessandra Barbieri

Advogada de formação, professora por opção, mãe e esposa, de coração.

Elza Nakahagi
Elza Nakahagi

Autora do livro Termos Médicos e colaboradora do Disque Saúde no Japão

Marcelo Maio
Marcelo Maio

Escritor, pedagogo e novato no Japão

Marcio Ikuno
Marcio Ikuno

Jornalista, blogueiro e filósofo estóico pós-moderno

Rachel Matos
Rachel Matos

Psicóloga, psicopedagoga e parceira das famílias nos desafios da educação