Celular salva-vidas

supervitrine119_omoshiroijapan
Crédito: Divulgação

Aplicativos que oferecem prevenção contra desastres naturais chegam em português para o brasileiros no Japão

autor_weslleyQuem vive no Japão sabe que a informação preventiva está onipresente: notícias e boletins sobre o clima, avisos sobre avalanches, tufões e terremotos são dadas de hora em hora na TV, no rádio e, inclusive, nas estações de trem de algumas cidades.

É parte da cultura japonesa falar sobre o clima, inclusive quando se cumprimenta desconhecidos em um elevador ou na rua. Já se tornou comum ver tudo isto na tela do seu smartphone, especialmente do iPhone.

Para auxiliar brasileiros e pessoas de outras nacionalidades que vivem no Japão, importantes instituições se uniram para desenvolver aplicativos preventivos, especialmente para quem não fala japonês e precisa de auxílio imediato em casos de emergência.

Conheça agora os “botes salva-vidas” que todo brasileiro precisa ter no seu iPhone:

 

SOS Angels

sos-angelsEste aplicativo para iPhone foi desenvolvido pela IPC World (empresa que publica a Super Vitrine) com o apoio do Consulado do Brasil em Tóquio. O App SOS Angels oferece suporte aos brasileiros e pessoas de demais nacionalidades vivendo no Japão, em caso de desastres naturais e situações de emergência.

Permitindo o envio de mensagem para amigos, parentes e colegas (também chamados de anjos), pré-cadastrados no aplicativo.

Emite alerta simultâneo a um grupo de contatos, informando sua localização exata por meio de mapa. A mensagem personalizada aos contato leva informações vitais, incluindo seu tipo sanguíneo, peso, altura e sua idade.

Use SOS Angels quando se encontrar em situações de emergência ou desastres como: terremotos, deslizamentos, tsunamis, erupção vulcânica, avalanches, inundações, ciclones, tornados e tempestades.

Inclui ainda botão de SOS para soar uma sirene audível para cães de resgate e bombeiros que estiverem nas proximidades, em caso de você estar preso ou soterrado.

 

 

SOS HICE 2.0

HICEDesenvolvido pela IPC World em parceria com a HICE (sigla em inglês para Fundação Internacional para a Comunicação e o Intercâmbio da Cidade de Hamamatsu), este aplicativo oferece uma variedade de ferramentas e opções para o auxílio de resgate ao cidadão estrangeiro que vive em Hamamatsu, na província de Shizuoka.

O SOS HICE 2.0 em sua segunda versão atualizada e revisada, oferece alertas sobre locais de refúgio em português, emitidos ao vivo para o celular.

Gerenciado pela equipe da HICE e pela Prefeitura de Hamamatsu, o aplicativo alerta ainda sobre quando e aonde o usuário deve se dirigir, exibindo mapa dos locais de refúgio mais próximos, disponíveis no momento de uma emergência.

Mesmo sem sinal de Internet, o mapa do navegador mostra como chegar até o abrigo mais próximo, na região de Hamamatsu.

HICE 2.0 pode ser usado também quando não houver nenhuma emergência ou risco de inundação. Contém uma lista de dicas e suprimentos que devem ser estocados em casa para sobreviver após um terremoto, caso necessite aguardar por resgate.

banner300x250_newsky

Possui ainda cadastros de pessoas e familiares com dados vitais sobre cada um que esteja na mesma residência, previsão do tempo, dicionário de termos e frases úteis, além de notícias sobre Hamamatsu e a HICE.

 

Comentários

comentários

Colunistas IPC Digital

Alessandra Barbieri
Alessandra Barbieri

Advogada de formação, professora por opção, mãe e esposa, de coração.

Elza Nakahagi
Elza Nakahagi

Autora do livro Termos Médicos e colaboradora do Disque Saúde no Japão

Marcelo Maio
Marcelo Maio

Escritor, pedagogo e novato no Japão

Marcio Ikuno
Marcio Ikuno

Jornalista, blogueiro e filósofo estóico pós-moderno

Rachel Matos
Rachel Matos

Psicóloga, psicopedagoga e parceira das famílias nos desafios da educação